De acordo com a homeopatia, o indivíduo não tem apenas uma doença: ele carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida.
Por esse motivo, a função do médico homeopata é restaurar o organismo aos estágios que precedem a vida, no caminho da cura. É considerada, portanto, um tratamento preventivo e curativo.
Homeopatia é um método de tratamento que busca e estimular a reação orgânica. Esses estímulos são desencadeados por medicamentos homeopáticos específicos, com o intuito de re-equilibrar a energia vital dos pacientes. Seus princípios são, pois, muito diferentes da medicina científica tradicional.
O homeopata estuda os sintomas mentais, emocionais e físicos e trata o paciente na sua totalidade (o medicamento homeopático visa tratar o homem como um todo, isto é, a totalidade das manifestações dos sintomas do paciente). O medicamento homeopático atua na energia vital: quando a energia vital está em desequilíbrio, surge a doença.
"A única e elevada missão do médico é a de restabelecer a saúde do enfermo, que é o que se chama curar" Samuel Hahnemann.