Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio em Santa Catarina, no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO!
Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.
A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.
Muitas vezes as pessoas não percebem que precisam de ajuda, neste momento é muito importante o apoio dos familiares, colegas e amigos ao identificarem alterações de comportamento significativa, sinais de desesperança, isolamento, perda de prazer que possam oferecer apoio e se necessário a busca de profissionais da saúde.
Os profissionais de saúde podem indicar o melhor tratamento e minimizar riscos, porém o suporte dos familiares e amigos é de suma importância neste processo.
O suicídio faz parte de um processo de intensa dor e sofrimento psíquico.
Hábitos de vida e relações saudáveis favorecem a manutenção da saúde física e mental.
http://www.setembroamarelo.org.br/#sec-suicidio